Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2012

Dissertação

Dissertação : Conceito Mas o que é dissertar?

Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas. 
A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.  
A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.
Passos para escrever o texto dissertativo. 
O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
O escritor deve ter em mente que seu objetivo é se fazer entender pelo leitor.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Dissertação (Estrutura padrão)
Introdução
A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas. 
Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.
Desenvolvimento
É a parte do texto em que as idéias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.
Conclusão
É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.
Cada uma dessa partes se relaciona umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas.
A produção de textos dissertativos está ligada à capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção. 

É importante destacar que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos seja através da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia-a-dia e dos mais variados veículos de informação podem sanar a carência de informações e consequentemente darem suporte ao produzir um texto.
http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm


Dissertação argumentativa
Dissertar, muitas vezes, também significa construir um texto argumentativo, onde você como escritor, irá defender seu ponto de vista sobre determinado tema. Evidentemente, ao emitir uma opinião nem sempre estamos apenas expondo um ponto de vista, mas muitas vezes estamos pregando nossas idéias na crença de estarmos totalmente corretos. Para isso e por isso é fundamental sabermos bem do que estamos falando, isso dará garantias de expormos de maneira consistente nossos pontos de vista, quem sabe assim convencer nosso interlocutor.

Dicas para uma boa redação no vestibular

O que interessa na Redação é a Estética da escrita e a aplicação da técnica de dissertação.
Letra firme e segura, bem nítida, bem clara, média, com ritmo tranqüilo e sem correria, legível e proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem limpa e sem borrões.
Bastante estética na redação para facilitar a leitura e a compreensão da estrutura de seus pensamentos e opinião pessoal ou dentro da sugestão do texto apresentado.
O ato de escrever exige um plano articulado.

Meditação e concentração na formação de idéias. Isto depende do quanto você escreveu se atualizou e de sua segurança na dissertação.
Esquematização da estrutura (Introdução – Desenvolvimento e Conclusão)
Reflexão no entendimento da mensagem (Eu escritor também sou leitor e mais que isto: Sou Examinador e Crítico de meu próprio texto). O meu “Eu” se registra em minha redação pela organização, pela letra e pela lógica de meus pensamentos.
Calma e atenção. Autocontrole e fidelidade ao tema.
Análise do texto e compreensão das estruturas gramaticais.
Bastante leitura e leitura atual. - Atualização dos fatos através de jornais e revistas ou jornais eletrônicos.
Prática de Redação Dissertativa (quanto mais cedo começar a escrever melhor sua integração de estilo que é pessoal e ninguém faz duas redações iguais, exatamente pela capacidade dialética de reter informações expondo-as na memória e dispondo-as de maneiras diferentes dentro de sua forma de pensamento).
Cuidados com a ortografia a acentuação e a pontuação.
Atenção à concordância tanto verbal quanto nominal.
Atenção à regência.
Ser fiel ao que escreve e sentir segurança.
Idéias bem delimitadas com opinião pessoal e bem objetiva, seleção e ordenação da idéia central que fortalecerá as acessórias mantendo a unidade de redação.
Uma redação espontânea e natural que agrade os dois lados da comunicação (vestibulando/examinador); mostrando harmonia e simplicidade na forma estrutura-lógica, prezando pelas normas gramaticais.
Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho)
Atenção à coerência e coesão
Sem medo de escrever você fará uma boa redação.




Material de apoio para aulas de Técnica de Redação
Prof. Lane G. Ferreira
Colégio UNINOVE



                                                                                                       
Dissertação
Praticando
Escolha um dos temas propostos ou faça sua própria escolha e construa sua dissertação
Tema 1 - Sustentabilidade
Tema 2 - Meio ambiente
Tema 3 – Alimentos transgênicos

Não se esqueça da estrutura:

INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário